domingo, fevereiro 17, 2008

O destino das minhas "experiências"

O hábito de colocar sementes na terra é antigo e teve como consequência, há uns anos, a transformação da minha varanda numa "floresta" com vários carvalhos, pinheiros e outras espécies.

Aos poucos a situação foi-se tornando insustentável pelo espaço que estas árvores ocupavam e pala água que consumiam no Verão. Deste modo, o destino de muitas destas árvores foi a encosta da serra sobranceira à Covilhã mas, para meu desgosto, quase todas acabaram por secar. Resultado: mudei de estratégia...
Não desisti de deitar as sementes à terra, mas optei por oferecer as árvores resultantes das minhas "experiências" a amigos ou pessoas conhecidas com terreno disponível para estas poderem crescer. Assim, ao longo dos últimos anos, saíram dos meus "viveiros" alguns carvalhos, pinheiros, sobreiros, nogueiras, castanheiros, aveleiras ou azevinhos.

Claro que mesmo numa quinta a taxa de sobrevivência destas árvores nunca é de 100% mas, ainda assim, é suficiente para continuar com este hábito anual de por algumas sementes na terra no início do Outono. Lamento apenas nunca ter conseguido fazer germinar as sementes de algumas espécies como a cerejeira, a tramazeira ou a bétula.





Um dos destinos preferenciais das minhas árvores tem sido a quinta da minha amiga Juliana, situada nos arredores do Fundão (Fatela), a pouco mais de uma dezena de quilómetros da Covilhã.
Este foi, por exemplo, o destino do carvalho-alvarinho que mostro na figura anterior e do freixo que mostro nas duas figuras seguintes; a primeira imagem foi tirada em Setembro de 2006 e a imagem seguinte ilustra a sua chegada à quinta da Juliana nestes dias transactos de Carnaval.






Só espero que este freixo que esteve quase em "estado de coma" no Verão passado devido a uma praga de insectos, não estranhe a mudança de casa e cresça tanto como este outro freixo existente na mesma quinta da minha amiga.


P.S. - Notícias com árvores:

- Militares da GNR começaram na passada sexta-feira a plantar 7500 árvores em redor do aeródromo da Lousã. São as últimas de um conjunto de 20 mil destinadas àquela zona pelo projecto Floresta Unida, que quer, a seguir, reflorestar a Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz), Piódão (Arganil) e Serra de Monchique (Algarve).

- Cerca de 150 voluntários portugueses e espanhóis plantam, este fim-de-semana, quatro mil árvores numa zona do Parque Natural da Serra de São Mamede, no norte alentejano, fustigada pelos incêndios florestais de 2003

Sem comentários: