terça-feira, janeiro 22, 2008

Viagens V

Freixo (Fraxinus angustifolia Vahl) - Boidobra (Covilhã)

Regresso hoje às viagens entre a Covilhã e o Algarve e às árvores que marcam a paisagem.


Abeto de Douglas ou pseudotsuga [Pseudotsuga menziesii (Mirb.) Franco] - Boidobra (Covilhã) - (ampliar de modo a visualizar a Juliana que serve de "escala" para a fotografia)


À saída da Covilhã* situa-se a freguesia da Boidobra, onde algumas quintas tentam sobreviver ao avanço da cidade que, à custa do abandono do centro histórico, se instala na periferia.

(*...ou à chegada consoante o sentido da viagem).

Nesta freguesia, para além das galerias de amieiros, chamam-me a atenção duas árvores: um freixo (Fraxinus angustifolia Vahl) de bom porte, que cresce isolado junto à N18** e, sobretudo, um belíssimo exemplar de pseudotsuga [Pseudotsuga menziesii (Mirb.) Franco].

(** Do lado oposto às obras embargadas do loteamento da Quinta do Freixo).

Veremos o que o futuro guarda para estes potenciais gigantes. No caso de freixo, preocupa-me que o mesmo seja abatido para lenha, já que estando isolado não vislumbro o perigo de uma poda. Por outro lado, e como se viu em terrenos vizinhos, o facto de estarmos perante terrenos de potencial agrícola não é nenhum seguro contra o avanço de alguma urbanização.

No caso particular da pseudotsuga, e pelo facto de ser a estrutura mais alta na zona, preocupa-me que funcione acidentalmente como pára-raios e que, deste modo, acabe carbonizada em virtude de algum relâmpago.

Abeto de Douglas ou pseudotsuga [Pseudotsuga menziesii (Mirb.) Franco] - Boidobra (Covilhã)

2 comentários:

TPais disse...

viva Pedro!
Disseram-me outro dia que a pseudotsuga era uma invasora!!Isto é verdade??
Abraço

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Tiago.

A pseudotsuga não está considerada como invasora e não está numa nova lista de espécies potencialmente invasoras:
www.ci.uc.pt/invasoras/index.php?menu=135&language=pt&tabela=geral


O meu amigo Miguel foi a um congresso ao Gerês, já lá vão quase 8 anos, sobre esta temática das invasoras; e tenho ideia de ele me ter falado numa apresentação de um técnico florestaL ou do PNSE (já lá vão uns anos e não recordo...), que tinha estudado a expansão de algumas coníferas exóticas na Estrela (como a pseudotsuga e provavelmente, os larícios, os espruces, os abetos, os cedros-de-lawson ou o pinus nigra).
Do que me recordo, penso que ele referia para algumas destas espécies, alguma expansão do seu território (após uma prévia introdução humana).
Não conheço o rigor deste estudo, nem se o mesmo teve sequência. No entanto, e no caso particular das pseudotsugas, duvido que constituam uma ameaça latente. Embora povoamentos densos e extensos possam, eventualmente, por em risco outras espécies.

P.s.- Se tiveres mais informações sobre este assunto, agradecia que me informasses pois o mesmo interessa-me muito; por outro lado, talvez o Jan Jansen pudesse adiantar alguma coisa (provavelmente até conhecerá esse "estudo" que referi).

Um abraço